• HOME
  • CURSOS
  • BLOG
  • QUEM SOMOS
  • MANIFESTO
  • E-BOOKS
  • EVENTOS

Uma visão geral da síndrome do intestino irritável

A Síndrome do intestino irritável (SII) é uma disfunção gastrointestinal, na qual o indivíduo apresenta dores abdominais, alteração nas fezes e bloating (inchaço abdominal). Seu diagnóstico é feito pelo critério Roma IV, categorizando a SII em 4 formas distintas: SII-D, em que mais de 25% das evacuações do indivíduo são em forma diarréica e menos de 25% são constipadas; SII-C, em que mais de 25% das evacuações são em forma constipada e menos de 25% são diarréias; SII-M, em que mais de 25% são diarréias e mais de 25% são constipadas; e SII-N* (do inglês IBS-U = Irritable Bowel Syndrome Unclassified), em que não há como encaixar nos critérios anteriores, e portanto é não classificada.
Apesar dessa disfunção gastrointestinal ser a mais prevalente no mundo, ainda não se conhecem todos os seus mecanismos patofisiológicos. Muitos estudos sobre o tema surgiram a fim de explicar sua origem. Acredita-se que se trata de um problema multifatorial, afetado por hipersensibilidade visceral, alterações na motilidade intestinal, disbiose intestinal, fatores genéticos, fatores psicológicos, visto que é associada a ansiedade, depressão e estresse, intolerâncias alimentares e desbalanços hormonais.

Dado a complexidade de sua patofisiologia ainda não compreendida, o tratamento da SII pode ser desafiador. Em termos nutricionais, diversos artigos demonstram melhora dos sintomas com a dieta low FODMAP, a qual pode ser mais explorada em outro artigo, mas para termos explicativos, se trata de uma dieta feita em três fases: exclusão dos alimentos, seguida de reintrodução e manutenção. Os alimentos a serem excluídos são os ricos em monossacarídeos, dissacarídeos e oligossacarídeos fermentáveis e polióis. Essa dieta demonstra uma melhora significativa nos sintomas dos indivíduos que sofrem com a patologia. Além disso, o uso de probióticos, em especial os Lactobacillus, Bifidobacterium e Bacillus tem se demonstrado eficaz.

É notável que mais estudos precisam ser feitos para que o tratamento dessa condição continue a evoluir a fim de alcançar níveis cada vez mais eficazes, especialmente porque a SII diminui drasticamente a qualidade de vida dos indivíduos.  
Artigo escrito por Talia Boaventura (@taliaboav)
CASSAR, G. E. et al. Health-Related Quality of Life in Irritable Bowel Syndrome. Gastroenterology Nursing, v. 43, n. 3, p. E102–E122, maio 2020.
GOODOORY, V. C. et al. Efficacy of Probiotics in Irritable Bowel Syndrome: Systematic Review and Meta-analysis. Gastroenterology, v. 165, n. 5, 1 ago. 2023.
SCHMULSON, M. J.; DROSSMAN, D. A. What Is New in Rome IV. Journal of Neurogastroenterology and Motility, v. 23, n. 2, p. 151–163, 30 abr. 2017.
VAN LANEN, A.-S.; DE BREE, A.; GREYLING, A. Efficacy of a low-FODMAP diet in adult irritable bowel syndrome: a systematic review and meta-analysis. European Journal of Nutrition, v. 60, n. 6, 14 fev. 2021.
XIE, C.-R. et al. Low FODMAP Diet and Probiotics in Irritable Bowel Syndrome: A Systematic Review With Network Meta-analysis. Frontiers in Pharmacology, v. 13, 9 mar. 2022. 

Complemente o seu conhecimento

Conheça o curso Explorando Fibras

Um programa intensivo de 12 horas que vai revolucionar sua compreensão sobre fibras dietéticas e saúde intestinal, capacitando você a dominar o universo das fibras dietéticas além da simples classificação "solúvel e insolúvel", aplicar o exclusivo Método Tríade Prebiótica para resultados clínicos surpreendentes, transformar sua abordagem terapêutica com estratégias baseadas em evidências científicas de ponta e com isso tornar-se o profissional de referência em saúde intestinal na sua região.

Todos os direitos Reservados